Projetos

Criação e Programação de Robôs

Robôs Lutadores de Sumo

A ideia

O objetivo na criação destes robôs foi a produção de um robô programável, muito acessível, que pudesse ser replicado pelos alunos, e que representasse um desafio aliciante na sua produção e utilização.

O interesse dos alunos do clube de robótica pela programação de robôs aliada a desafios, levou à análise e simplificação máxima do material necessário para construir este robô.

Robôs Lutadores de Sumo.

Características

  • Robô baseado em arduino;
  • Shield controlador de motores construído pelos alunos;
  • Sensor de ultrasons para deterar o oponente;
  • Dois sensores de linha para deterar os limites do dojo.

Robô Batráquio

A ideia

O robô Batráquio surgiu do interesse dos alunos do Ensino Profissional pela robótica, aliado à necessidade deste tipo de equipamentos para a utilização no projeto de Iniciação à Programação no 1ºCEB, no qual o nosso agrupamento participa.

Como ponto de partida, foi realizada uma candidatura ao projeto “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. O projeto foi aceite e depois de muito trabalho surgiu o Batráquio.

Este robô continua a ser desenvolvido nas aulas do Ensino Profissional e no Clube de Robótica, proporcionando, assim, desafios crescentes para os alunos mais velhos, e, também, para os mais novos.

O robô Batráquio participa no Projeto Kids Media Lab – Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, da Universidade do Minho, estando presente em cinco jardins de infância de cinco distritos do país.

Batráquio Versão 2 – modelo Kids Media Lab.

Características

  • O robô Batráquio é um robô programável por crianças desde os 3 anos de idade, sem necessidade de um computador ou dispositivo móvel, usando apenas os quatro botões no seu dorso;
  • No seu dorso transporta, também, uma caneta, que lhe permite registar o percurso realizado;
  • Executa movimentos precisos, o que lhe permite deslocar-se num labirinto uma distância pré determinada (por defeito em passos de 15cm) e efectuando rotações de 90º à direita ou à esquerda;
  • Emite avisos sonoros, referentes às suas ações;
  • Também é programado em linguagem C, usando o IDE arduino, no qual os alunos mais velhos programam e calibram os seus movimentos;
  • Os alunos mais avançados podem, usando a caneta, levar o Batráquio a executar figuras elaboradas com precisão milimétrica;
  • Versão 2: módulo Bluetooth e interface I2C.

Robô Bombeiro

A ideia

Construção de um robô para participação em eventos de programação e robótica.

Características

  • Baseado no BotNRoll da Roboparty;
  • Sensores de distância por ultrasons para se posicionar no labirinto;
  • Sensor de chama para entrada dos quartos;
  • Sensores de chama para aproximação à vela;
  • Ventoinha para apagar a vela.

Produção para a web

  • Criação de sítios da web de apoio ao Agrupamento de Escolas de Mira;
  • Colaboração com outros projetos escolares.

Edição de imagem e vídeo

  • Workshops de edição de imagem e vídeo;
  • Colaboração com outros projetos escolares.

Dinamização de mostras de robótica

Apresentação do Batráquio KML no Jardim de Portomar.
  • Em jardins de infância;
  • Escolas de 1º ciclo;
  • Outras instituições de ensino;
  • Eventos de programação e robótica.

Participação em eventos de carácter tecnológico

Sob o mote de “o clube é para os alunos”, participamos em alguns eventos de programação e robótica, onde os nossos alunos alargam os seus horizontes e são colocados à prova.

As equipas participantes nos eventos são rotativas.

Roboparty

As duas equipas participantes na Roboparty 2016.

“A RoboParty® consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites (…), para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas.”

Este evento é organizado pela Universidade do Minho (Pólo de Guimarães), em parceria com a BotnRoll.

Todos os anos proporcionamos este evento a novas equipas de alunos e, sob o mote “A Roboparty é para eles!”, tentamos que assumam a responsabilidade de realizar todas as tarefas.

Robô Bombeiro

“O Concurso Robô Bombeiro é um concurso de robótica, inspirado no Trinity College Fire Fighting HomeRobot Contest, que põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa formado por corredores e quartos.”

“O Concurso é organizado por docentes do Instituto Politécnico da Guarda e tem como objetivo promover a Robótica, que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento extra-curricular interessante e divertido, onde os alunos possam aplicar na prática os conhecimentos multidisciplinares tipicamente adquiridos em cursos de engenharia.”

Temos uma equipa de alunos a trabalhar no desenvolvimento do nosso Robô Bombeiro. Este é um trabalho que necessita um conhecimento mais avançado da eletrónica e da programação, para se conseguir que o robô se movimente com sucesso pelas divisões.