Criação e Programação de Robôs
Robôs Lutadores de Sumo
A ideia
O objetivo na criação destes robôs foi a produção de um robô programável, muito acessível, que pudesse ser replicado pelos alunos, e que representasse um desafio aliciante na sua produção e utilização.
O interesse dos alunos do clube de robótica pela programação de robôs aliada a desafios, levou à análise e simplificação máxima do material necessário para construir este robô.
Características
- Robô baseado em arduino;
- Shield controlador de motores construído pelos alunos;
- Sensor de ultrasons para deterar o oponente;
- Dois sensores de linha para deterar os limites do dojo.
Robô Batráquio
A ideia
O robô Batráquio surgiu do interesse dos alunos do Ensino Profissional pela robótica, aliado à necessidade deste tipo de equipamentos para a utilização no projeto de Iniciação à Programação no 1ºCEB, no qual o nosso agrupamento participa.
Como ponto de partida, foi realizada uma candidatura ao projeto “Ciência na Escola”, da Fundação Ilídio Pinho. O projeto foi aceite e depois de muito trabalho surgiu o Batráquio.
Este robô continua a ser desenvolvido nas aulas do Ensino Profissional e no Clube de Robótica, proporcionando, assim, desafios crescentes para os alunos mais velhos, e, também, para os mais novos.
O robô Batráquio participa no Projeto Kids Media Lab – Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, da Universidade do Minho, estando presente em cinco jardins de infância de cinco distritos do país.
Características
- O robô Batráquio é um robô programável por crianças desde os 3 anos de idade, sem necessidade de um computador ou dispositivo móvel, usando apenas os quatro botões no seu dorso;
- No seu dorso transporta, também, uma caneta, que lhe permite registar o percurso realizado;
- Executa movimentos precisos, o que lhe permite deslocar-se num labirinto uma distância pré determinada (por defeito em passos de 15cm) e efectuando rotações de 90º à direita ou à esquerda;
- Emite avisos sonoros, referentes às suas ações;
- Também é programado em linguagem C, usando o IDE arduino, no qual os alunos mais velhos programam e calibram os seus movimentos;
- Os alunos mais avançados podem, usando a caneta, levar o Batráquio a executar figuras elaboradas com precisão milimétrica;
- Versão 2: módulo Bluetooth e interface I2C.
Robô Bombeiro
A ideia
Construção de um robô para participação em eventos de programação e robótica.
Características
- Baseado no BotNRoll da Roboparty;
- Sensores de distância por ultrasons para se posicionar no labirinto;
- Sensor de chama para entrada dos quartos;
- Sensores de chama para aproximação à vela;
- Ventoinha para apagar a vela.
Produção para a web
- Criação de sítios da web de apoio ao Agrupamento de Escolas de Mira;
- Colaboração com outros projetos escolares.
Edição de imagem e vídeo
- Workshops de edição de imagem e vídeo;
- Colaboração com outros projetos escolares.
Dinamização de mostras de robótica
- Em jardins de infância;
- Escolas de 1º ciclo;
- Outras instituições de ensino;
- Eventos de programação e robótica.
Participação em eventos de carácter tecnológico
Sob o mote de “o clube é para os alunos”, participamos em alguns eventos de programação e robótica, onde os nossos alunos alargam os seus horizontes e são colocados à prova.
As equipas participantes nos eventos são rotativas.
Roboparty
Este evento é organizado pela Universidade do Minho (Pólo de Guimarães), em parceria com a BotnRoll.
Todos os anos proporcionamos este evento a novas equipas de alunos e, sob o mote “A Roboparty é para eles!”, tentamos que assumam a responsabilidade de realizar todas as tarefas.
Robô Bombeiro
Temos uma equipa de alunos a trabalhar no desenvolvimento do nosso Robô Bombeiro. Este é um trabalho que necessita um conhecimento mais avançado da eletrónica e da programação, para se conseguir que o robô se movimente com sucesso pelas divisões.