Programação com alunos do 2ºCiclo

Não conseguimos chegar a todos os alunos do nosso agrupamento, devido à falta de espaço e tempo, mas tentamos!

Todos os nossos alunos do 3º e 4 ano participam no projeto de Iniciação à Programação no 1ºCiclo, e também as crianças dos jardins participantes no Projeto Kids Media Lab, usufruem dos nossos Batráquios, que tão simplesmente estão desempenhar a sua tarefa de iniciar estas crianças no mundo da programação e da robótica.

Agora, além dos nossos elementos do 3º ciclo e do ensino secundário, temos connosco dois alunos do 5º ano muito empenhados em atividades de programação e robótica. Esta experiência tem sido muito positiva quer pelas aprendizagens, quer pelas dinâmicas na sala do clube.

Estes alunos já programaram em Scratch, uma vez que participaram – no ano passado – no projeto de Iniciação à Programação no 1ºCiclo. A transição do Scratch para o Open Roberta foi bastante suave, o que permitiu uma maior brevidade na utilização dos sensores do BotNRoll, programando assim maiores desafios.

Depois de uma breve apresentação, estes alunos passaram à prática, com aquilo que tanto ansiavam, programar um robô! Iniciaram com a execução de movimentos simples, controlando os dois motores.

Open Roberta
Programação de movimentos do BotNRoll com Open Roberta.

Depois do correto controle sobre os motores, passaram à leitura dos sensores de obstáculos do BotBRoll, utilizando estruturas condicionais. Daí até à criação de um programa que leve o robô a evitar obstáculos, foi um saltinho!

Obstáculos
BotNRoll programado em Open Roberta a fazer uma prova de obstáculos.
Open Roberta
BotNRoll programado em Open Roberta a fazer uma prova de obstáculos.

E assim temos alunos do 5º ano a programar robôs, que usualmente representavam desafios de programação para alunos do 3º ciclo ou ensino secundário!